quinta-feira, 13 de abril de 2017

O QUE É SER PROFESSOR?


PROBLEMATIZANDO...

O QUE É SER PROFESSOR?

  1- O que é ser professor?

  2- O que é aprender?

3- Quais as principais características da aprendizagem?

4- Como o professor pode avaliar a existência de aprendizagens significativas?

5-Quais possibilidades que podem ser favorecidas pelo uso das mídias visando o aprendizado do aluno?

6-Como ensinar nesse novo ambiente midiático?




O papel do professor nos dias atuais tem passado e está passando por um processo muito desafiador no âmbito educacional. Primeiramente, pelo fato do regresso político que nunca valorizou muito a profissão do professor.
Ser professor é ensinar e ao mesmo tempo aprender, é incentivar, é despertar o interesse do aluno para todas as possibilidades de aprendizagens que podem ser dentro ou fora da escola.
Na questão do "Aprender a aprender" o professor ensina e ao mesmo tempo o professor observa a como o aluno absorveu esses ensinamentos, isso vai do compartilhar das aprendizagens, do diálogo, ressaltando a ideia que o aprendiz percorre uma nova ideia do que foi apresentado, ensinado, modelo de como o professor avalia a existência da aprendizagem significativa, o "sopro" quando o professor consegue instigar no aluno, despertar interesses pelos ensinamentos e ao mesmo tempo capacita o aprendiz para percorrer novas formas de aprendizagens levando -o à iniciativa de pesquisar e aprimorar mais e mais novas oportunidades de aprender,
O uso de tecnologia no âmbito educacional como nos vídeos assistidos em sala de aula para reflexo "Aprender a aprender" e "Tecnologia X Metodologia" nesses vídeos apresentados​, neste último, fica perceptível a apresentação de novos recursos de aprendizagens para uso em sala de aula, mas nenhuma evolução nesse sentido, pois a professora apresenta as mesmas didáticas de sempre como visto no vídeo, no entanto, não houve uma mudança positiva com o complemento desses recursos tecnológicos.
A tecnologia nessa questão vem com o intuito muito promissor, nesse caso, vem para complementar, renovar e se não houver uma preparação por parte dos professores ou alunos, de nada resultará o uso da nova tecnologia. Lembrando que esse modelo mediático vem para favorecer, mas que a importância do saber não depender totalmente da tecnologia para poder apresentar uma excelente aula, pois, como sabemos, tudo tem seu lado positivo e negativo, logo, preparação é a palavra de ordem. Tem sido bastante positivo o uso da tecnologia, funciona de diferentes formas, uma vez que dentro de uma escola você encontrará alunos com vários tipos de dificuldades e também uma sessão de personalidades diferentes e com isso a importância dessa questão. E então, as novas tecnologias com certeza, favorecerá muito. 

2 comentários:

  1. Interessantes suas contribuições. Ser professor é aprender a aprender sempre. Concorda?

    ResponderExcluir
  2. Concordo sim, Professora Larissa. Pois o fato de está ensinando já nos remete a ideia de que estamos capacitado para isso e ao transferir esse conhecimento em sala de aula, nos deparamos com várias trocas de conhecimentos entre professor e aluno, sempre.

    ResponderExcluir

HANDAUT SOBRE O LIVRO LÍNGUA TEXTO E ENSINO: OUTRA ESCOLA POSSÍVEL / IRANDÉ ANTUNES

                                                       Joselene Souza Pires LÍNGUA, TEXTO E ENSINO: outra escola possível Escrita...